Belém, 19 de abril de 2010

domingo, 19 de agosto de 2012

Planejamento -INTRODUÇÃO DIGITAL- 2º SEMESTRE 2012

Portal do professo PLANEJAMENTO DO CURSO DE INTRODUÇÃO DIGITAL- 2º SEMESTRE 2012 Professores Multiplicadores: Manhã: Mônica e Jorge Tarde: Tânia, Edilma e Sandro Noite: Anilza CARGA HORÁRIA: 40h Período: Setembro Horário: 08:00 às 12:00h 13h30min às 17h30 1ª AULA: encontro inicial 1. Apresentação dos cursistas: expectativa do curso e experiência na informática; 2. Apresentação do curso - Objetivos - Organização dos conteúdos por unidades; - Metodologia - presencial, pode ter momentos à distância - uso dos formulários de planejamento de sala de aula - dinâmica de participação, interação... - horário / frequencia - trabalhar com projeto de aprendizagem - recursos: data-show, computadores, software, aplicativos do LE, Internet e recursos multimídias Avaliação: processual, participação, interação, tempo das atividades. 3. Vídeo (5 ou 10') falta o nome do vídeo INTERVALO: 09:45h / 10:00h I unidade : Tecnologia na sociedade e na escola( integração da IV unidade) 4. Vídeo: EVOLUÇÃO DO LINUX 4.1 Aprofundamento Pg. 64 5 - Apresentação do ambiente 2.1 - Linux Educacional 4.0 (nesta atividade explorar o gerenciador de arquivos ou pasta do usuário) 2.2 - Ferramentas de produtividade 1ª Atividade Introdutoria Texto no Writter: (Digitação livre) - Qual sua expectativa do curso? - Qual sua experiência com a tecnologia digital? 2ª Atividade (à distância) Leitura do texto: “ Por que precisamos usar a tecnologia na escola” - Edla Ramos (pag. 40) 2ª aula : Socializando o texto Discussão coletiva do texto: Elaboração de um texto 3 ª Atividade - Aprendendo Writter ( foamatação básica) Nesta atividade será elaborado um texto reflexivo da discussão do texto da pg 40 s. Explorando Barra de títulos; Barra de comando; Barra de ferramentas; Barra de formatação. Salvando o texto (criando pasta e diretório) Vídeo “Impacto da tecnologia na vida social” pag. 51 4ª atividade - Elaboração do tema pedagógico discutido coletivamente, para o planejamento do projeto de aprendizagem. Individual ou em grupo: Planejar um subtema que estaja relacionado ao seu conteúdo de interesse, pois todas as atividades seram explorados através do tema escolhido. Utilizar modelo de planejamento de aprendizagem. 5ª atividade - paticipação em forum e discussão on line (publicando e navengando no ambiente). II unidade - Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede 3ª aula - Através de sites de busca pesquisar sobre seu tema hiperlink, segurança - baixar arquivo, software google, criação de endereço eletrônico, lendo endereço web (www, mec, gov, br ) navegando nos recursos multimídia (portal do professor, rived, domínio público, 6ª Atividade : Elaborar conteúdos pesquisados com a relação a temática e a problematização. III unidade - criação do blogs 4ª aula - criação de blog 7º atividade: criação de blog individual, após orientação pelo datashow, para começar as postagens das tarefas feitas anteriores e posteriores: textos, imagens, vídeos e links. Tempo livre para o desenvolvimento do projeto de aprendizagem (rever o que já produzio) IV unidade - elaboração e edição de tesxto Esta unidade está integrada a 1ª unidade V unidade - Cooperação e interação em rede 5º aula - interação na rede apresentação do youtube, wikipédia, 8ª atividade: escolher um vídeo de acordo com a sua temática para postar no blog. VI unidade - Cooperação pressupõe diálogo 6ª aula - Continuidade das pesquisas e elaboração dos relátórios 9ª atividade: fórum, lista e bate-papo, sempre acrescentando conhecimentos relacionado ao tema de estudo. VII unidade - Apresentação de slides digitais na escola 7ª aula - Apresentação dos resultados 10ª atividade - criando a apresentação em slides do trabalho desenvolvido durante o curso 8ª aula - continuação da criação dos slides VIII unidade - Resolução de problemas com a planilha eletrônica 9ª aula - Apresentação de Planilha eletrônica 11ª atividade - criando planilha eletrônica e utilizando gráfico na planilha IX unidade - Encontro final: apresentação dos projetos e avaliação final 10ª aula - apresentação e avaliação dos resultados finais. 12ª atividade: Socialização dos trabalhos e avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário