Mônica sanches Viana Este blog destina-se a revisão da literatura, para a pesquisa do tema: práticas avaliativas dos professores de matemática.
domingo, 19 de agosto de 2012
Planejamento -INTRODUÇÃO DIGITAL- 2º SEMESTRE 2012
Portal do professo PLANEJAMENTO DO CURSO DE INTRODUÇÃO DIGITAL- 2º SEMESTRE 2012
Professores Multiplicadores: Manhã: Mônica e Jorge
Tarde: Tânia, Edilma e Sandro
Noite: Anilza
CARGA HORÁRIA: 40h
Período: Setembro
Horário: 08:00 às 12:00h
13h30min às 17h30
1ª AULA: encontro inicial
1. Apresentação dos cursistas: expectativa do curso e experiência na informática;
2. Apresentação do curso
- Objetivos
- Organização dos conteúdos por unidades;
- Metodologia - presencial, pode ter momentos à distância
- uso dos formulários de planejamento de sala de aula
- dinâmica de participação, interação...
- horário / frequencia
- trabalhar com projeto de aprendizagem
- recursos: data-show, computadores, software, aplicativos do LE, Internet e recursos multimídias
Avaliação: processual, participação, interação, tempo das atividades.
3. Vídeo (5 ou 10') falta o nome do vídeo
INTERVALO: 09:45h / 10:00h
I unidade : Tecnologia na sociedade e na escola( integração da IV unidade)
4. Vídeo: EVOLUÇÃO DO LINUX
4.1 Aprofundamento Pg. 64
5 - Apresentação do ambiente
2.1 - Linux Educacional 4.0 (nesta atividade explorar o gerenciador de arquivos ou pasta do usuário)
2.2 - Ferramentas de produtividade
1ª Atividade Introdutoria
Texto no Writter: (Digitação livre) - Qual sua expectativa do curso?
- Qual sua experiência com a tecnologia digital?
2ª Atividade (à distância) Leitura do texto: “ Por que precisamos usar a tecnologia na escola” - Edla Ramos (pag. 40)
2ª aula : Socializando o texto
Discussão coletiva do texto:
Elaboração de um texto
3 ª Atividade - Aprendendo Writter ( foamatação básica)
Nesta atividade será elaborado um texto reflexivo da discussão do texto da pg 40 s. Explorando
Barra de títulos;
Barra de comando;
Barra de ferramentas;
Barra de formatação.
Salvando o texto (criando pasta e diretório)
Vídeo “Impacto da tecnologia na vida social” pag. 51
4ª atividade - Elaboração do tema pedagógico discutido coletivamente, para o planejamento do projeto de aprendizagem.
Individual ou em grupo: Planejar um subtema que estaja relacionado ao seu conteúdo de interesse, pois todas as atividades seram explorados através do tema escolhido.
Utilizar modelo de planejamento de aprendizagem.
5ª atividade - paticipação em forum e discussão on line (publicando e navengando no ambiente).
II unidade - Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede
3ª aula - Através de sites de busca pesquisar sobre seu tema
hiperlink, segurança - baixar arquivo, software google, criação de endereço eletrônico, lendo endereço web (www, mec, gov, br ) navegando nos recursos multimídia (portal do professor, rived, domínio público,
6ª Atividade : Elaborar conteúdos pesquisados com a relação a temática e a problematização.
III unidade - criação do blogs
4ª aula - criação de blog
7º atividade: criação de blog individual, após orientação pelo datashow, para começar as postagens das tarefas feitas anteriores e posteriores: textos, imagens, vídeos e links.
Tempo livre para o desenvolvimento do projeto de aprendizagem (rever o que já produzio)
IV unidade - elaboração e edição de tesxto
Esta unidade está integrada a 1ª unidade
V unidade - Cooperação e interação em rede
5º aula - interação na rede
apresentação do youtube, wikipédia,
8ª atividade: escolher um vídeo de acordo com a sua temática para postar no blog.
VI unidade - Cooperação pressupõe diálogo
6ª aula - Continuidade das pesquisas e elaboração dos relátórios
9ª atividade: fórum, lista e bate-papo, sempre acrescentando conhecimentos relacionado ao tema de estudo.
VII unidade - Apresentação de slides digitais na escola
7ª aula - Apresentação dos resultados
10ª atividade - criando a apresentação em slides do trabalho desenvolvido durante o curso
8ª aula - continuação da criação dos slides
VIII unidade - Resolução de problemas com a planilha eletrônica
9ª aula - Apresentação de Planilha eletrônica
11ª atividade - criando planilha eletrônica e utilizando gráfico na planilha
IX unidade - Encontro final: apresentação dos projetos e avaliação final
10ª aula - apresentação e avaliação dos resultados finais.
12ª atividade: Socialização dos trabalhos e avaliação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário