Belém, 19 de abril de 2010

PROJETOS

Projeto : A Matemática e suas tecnologias: aprendendo a ler, escrever e contar. CURS O ELABORAÇÃO DE PROJETO PITEC – PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA - Titulo : A Matemática e suas tecnologias: aprendendo a ler, escrever e contar. 1- IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA Nome: EEEF Santos Dumont Endereço: Conj. Alacid Nunes - Guamá - Belém – Pará Telefone/Fax : (91) Blog da escola: http://escsantosdumont.blogspot.com.br/ CEP: Município: Belém UF: Pa Gestora: Graciete Nahon 2- IDENTIFICAÇÃO DAS PROFESSORAS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO Nome: Leonice Souza Silva / Profa. Educação Geral e Informática Educativa Mônica Nazaré Sanches Figueiredo Viana / Profa. de Matemática e Informática educativa Turno: manhã E-mail: Profa. Leonice leonices@globo.com Profa. Mônica Sanches monicaosanches@ gmail.com 3 - JUSTIFICATIVA O conhecimento de ler e escrever um número ajuda a compreender diversas tarefas que nos deparamos como: fazer uma compra, ler um jornal, entender uma informação escrita ou falada, assim como a aplicabilidade dos números na engenharia, medicina, arte, geografia, área computacional etc.. É cada vez mais acentuada a necessidade do exercício efetivo, por parte da escola oferecer tarefas que mostrem a Matemática como recurso útil a vida, mas para isso a aplicação da Matemática dentre outras devem estar conectada com as questões tecnológicas em que o aluno está inserido como: a telefonia móvel, o computador e a internet, que são recursos em que os alunos estão diretamente ligados. Nesse sentido, esse projeto visa contribuir para a aprendizagem e alfabetização dos alunos do 5º ano/9 do ensino fundamental da Escola Santos Dumont, visto que em visita realizada a escola identificamos que a maioria dos alunos conhecem os números, mas não conseguem ler, e outros não leem nada. Essa constatação se deu na sala de informática onde os alunos realizavam atividades que envolviam números. Apesar das dificuldades, eles se sentiam motivados e atentos na realização das tarefas por estarem manuseando os computadores, vibrando a cada acerto conquistado. Os alunos apresentam dificuldades na leitura e no reconhecimento dos números na vida cotidiana como contar, medir, ordenar, comprar e jogar, que associadas a distorção idade série contribuem para repetência e abandono. Para minimizar tal dificuldades utilizaremos as tecnologias da informática por meio do recurso do hagaquê que é um aplicativo de produção de histórias em quadrinhos desenvolvido para facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança sem experiência no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. Para Piaget os conceitos mais complexos não devem ser transmitidos, mas o professor deve criar ambientes de aprendizagem por intermédio da interação com o mundo, contando com ajuda de indivíduos mais experientes. Assim pretende-se proporcionar ações em que os alunos participem explorando os recursos tecnológicos para facilitar o aprendizado da leitura e escrita dos números, interagindo com os objetos, colegas e professores, que permite formalizar suas execuções intuitivas, assim como o reconhecimento das formas básicas da leitura e resoluções de situações do dia a dia que induzem a contar e calcular. Para HENRIQUES (2006) “Aprender a ler, escrever e contar é um direito humano fundamental. Isso porque, em um mundo centrado na escrita, o acesso a bens materiais e imateriais, à cultura, ao conhecimento e à saúde, assim como o usufruto dos demais direitos humanos se dão, em grande parte, a partir do domínio dessas habilidades. Em princípio, todo ser humano nasce com potencial para realizar tais operações, sendo capaz de desenvolvê-las – ou aprendê-las – em qualquer idade, independentemente de sua etnia, sexo, origem ou classe social. Acreditar verdadeiramente nessa igualdade significa reconhecer que o analfabeto é apenas uma pessoa que não teve, ainda, oportunidade e condições materiais e objetivas para aprender”. (p.13) 4 - OBJETIVOS 4.1 - GERAL Desenvolver a prática das leituras dos números e as habilidades dos cálculos mentais na produção de histórias em quadrinhos utilizando o computador como recurso pedagógico. 4.2 - ESPECÍFICO Reconhecer os números em diferentes contextos; Compreender o sistema de numeração decimal; Resolver problemas de contagem, envolvendo os princípios da adição, subtração, multiplicação e divisão; Utilizar as ferramentas de desenho e inserção de imagens (balões de fala e de pensamento, kolourpaint, setas, caixa de texto, imagens...); Realizar digitação de texto. 5 – PÚBLICO ALVO 22 (vinte e dois) alunos do 5º ano/9 ensino fundamental do turno da manhã, professora de Educação geral e Matemática, coordenadora pedagógica e gestora da escola. 6 - METODOLOGIA a) SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS 1 - Na primeira atividade o professor realizará orientação, através de aula expositiva, com objetivo de reconhecer os termos algoritmo, número e numeral. • O aluno fará pesquisa na internet utilizando os sites de busca, assim como trazer de casa notícias de jornais, revistas de histórias em quadrinhos, que apresentam números; • O Conteúdo curricular: sistema de numeração e leitura. 2 - Utilizaremos o aplicativo do Kolourpaint para representar a interpretação das notícias através da discussão em grupo; Conteúdos curriculares: leitura de textos, unidades de medidas e operações matemáticas. Recursos: computacionais e não computacionais Local de realização do projeto: Sala de informática b) APROFUNDAMENTO DO ESTUDO As atividades serão realizadas em grupos, divididos em duas equipes com 5 (cinco) alunos e 3 (três) equipes com quatro alunos. Esses serão inseridos de acordo com as suas próprias iniciativas de escolha nas cinco tarefas planejadas para o desenvolvimento das atividades do projeto: Equipe 1 - Contar (objetos, pessoas,...), Os alunos realizarão atividades no próprio ambiente escolar, fazendo as seguintes investigações. Quantos alunos vieram à escola por sala e quais as diferenças da turma com maiores e menores números de alunos? E outras situações problemas serão criadas em diálogo com os alunos para que possam desenvolver cálculos mentais. Equipe 2 – Ordenar (pessoas a partir do aluno até a geração dos (as) bisavôs (ás). Os alunos realizarão tarefas para a Produção de árvore genealógica indicando os nomes e data de nascimento dos irmãos, pais, avós e bisavós. Equipe 3 - Medir (objetos, pessoas,...) calcular a altura e peso? Os alunos realizaram atividades práticas de medição de altura e peso dos colegas. Realizando desafios através de cálculos mentais. Equipe 4 - Simulação de compras. Nessa equipe os alunos realizarão tarefas de resolução de problemas que envolverão atividades de compras e vendas utilizando sites de lojas virtuais. Os cálculos serão mentalmente realizados. Site proposta para pesquisa. http://www.americanas.com.br/loja/227109/brinquedos?WT.mc_id=bc_briquedos&WT.mc_ev=click Equipe 5 - Jogos (leitura de regulamento). Os alunos produzirão regras de jogos disponíveis no Linux Educacional. Conteúdos curriculares: leitura e interpretação de notícias, discurso direto e indireto, ortografia, unidades de medidas e operações matemáticas. Recursos: computacionais e não computacionais Local de realização do projeto: Sala de informática c) PRODUÇÃO DOS ALUNOS Atividades: leitura de textos, coerência e coesão, explicação do sistema de numeração decimal; Os alunos sistematizarão seus entendimentos Matemáticos utilizando o aplicativo HAGAQUÊ na produção de histórias em quadrinhos. d) SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS Confecção de uma pequena cartilha com atividades realizadas pelos alunos; Exposições dos trabalhos elaborados pelas equipes; Publicação das histórias em quadrinhos no blog da escola. 7 - RESULTADOS ESPERADOS Espera-se que os alunos consigam adquirir a compreensão e reconhecimento do sistema de numeração, nas diversas situações criadas no projeto, estendendo para o cotidiano da vida dos alunos, para que resolvam as situações propostas como leituras de números em diversos textos e realizações de cálculos matemáticos básicos. 8 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. Considerando que cada aluno tem seu tempo e ritmo para desenvolver suas atividades. A avaliação se dará através de um quadro com questões que identifiquem a compreensão, capacidade, atitudes, conhecimento das funções e leitura dos números e leitura com fluência. Essa avaliação vai acontecer individual, mas não seguirá com rigidez estas questões que foram postas, também será realizada uma avaliação diagnóstica, a qual efetivamente será registrada os avanços e dificuldades no processo, de modo a proporcionar uma avaliação formativa que de fato seja para aprendizagem. 9 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES As atividades serão realizadas nos meses de outubro, novembro e dezembro, ampliando-se para o ano seguinte com novas turmas. Podendo o projeto sofrer alterações, levando em consideração a avaliação do final de cada execução. ATIVIDADES MESES outubro novembro Dezembro Elaboração do projeto X Reunião na Escola X Conversa com os alunos e divisão das equipes X Início das atividades X Acompanhamentos e orientação das atividades realizadas pelos alunos no uso dos recursos computacionais. X X Oficina de hagaquê para a produção das histórias em quadrinhos X X Socialização das produções dos alunos X Avaliação dos alunos e projetos X X X REFERÊNCIAS HENRIQUES, Ricardo (Org.). Brasil Alfabetizado: caminhos da avaliação série avaliação nº 1, MEC, 2006. BATISTA, A., SILVA, C., BREGUNCI, M. D., CASTANHEIRA, M. L. & MONTEIRO, S. Alfabetização e Letramento: Questões sobre Avaliação. In: M. Educação, Pró-letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental (p. 8). Brasilia: SEB. 2008. PRADO, Maria Elizabette. e ALMEIDA, Maria Elizabeth (Org.). Elaboração de Projetos: Guia do cursista – 1. Ed.- Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação à distância, 2009. http://www.americanas.com.br/loja/227109/brinquedos?WT.mc_id=bc_briquedos&WT.mc_ev=click. Acessado em 04 agosto 2012. PRADO, Maria Elisabette; ALMEIDA, Maria Elizabeth, Elaboração de Projetos: guia do cursista. – 1ª Ed. – Ministério da Educação, secretaria de Educação à distância. Brasília, 2009. TÍTULO: CONHECENDO A CONSTITUIÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA. Profªde matemática, Esp. em Informática Educativa e Mestranda em ciências da Educação: Mônica Nazaré Sanches Figueiredo Viana SEDUC - Secretaria Estadual de educação monicasanches@oi.com.br APRESENTAÇÃO O trabalho desenvolvido originou-se a partir da campanha a favor da paz, atividade realizada na Escola Estadual Mário Barbosa, no período de 15 a 19/08/2010, com os alunos do 2º ano do ensino médio. Esta escola localiza-se na Av. Perimetral, bairro da Terra Firme, uma das periferias da cidade de Belém, em que grande parte da população vive em condições precárias e nível mínimo de escolaridade, sendo que a maior parte possui apenas o ensino fundamental incompleto. Não obstante, predomina o trabalho autônomo, tais como: camelos, feirantes, carroceiros,... que dependem da renda obtida no dia para prover a sua mantença e de seus familiares, complementado com o auxílio da bolsa família do governo Federal e Municipal. É oportuno ressaltar que o bairro da terra firme possui alto índice de criminalidade, homicídio e envolvimento com drogas entre jovens de 14 a 26 anos. Os relatos e as discussões, entre os alunos, sobre as causas de maior incidência da violência ocorrida no bairro e na escola, deram-se na presença da Promotora de Justiça Silva klautau, a qual destacou a compreensão do preâmbulo da constituição federal do Brasil que dispõe: “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”. A partir da obtenção desse conhecimento, dois problemas foram imediatamente detectados pelos alunos: a depredação e a falta de conservação da escola, esses muitas das vezes provocados pelos próprios alunos, assim como, a consciência da transferência de responsabilidade dos direitos e deveres de cada cidadão que compõem o ambiente da escola. Diante o exposto, procuramos relacionar a contribuição para a formação da cidadania com o conhecimento dos conteúdos e conceitos matemáticos da estatística e de matemática financeira, de modo a desenhar um perfil dos alunos do 2º ano do ensino médio, com o conhecimento da constituição federal do Brasil. E assim, os alunos escolheram como objeto de estudo quatro respostas para seguinte afirmação “O brasileiro que conhece a constituição se torna um cidadão...”., a proposta era que cada grupo fizesse as afirmações com trinta alunos do ensino médio. Diante das repostas dos entrevistados os alunos elaboraram e construíram seus projetos através das seguintes etapas: coletas de dados, análise descritiva e interpretação dos dados coletados, onde foi utilizado no computador o programa EXCELL, como modelo explicativo para demonstração dos dados através da representação em gráficos, tabelas e cálculos de porcentagens, praticando as habilidades e competências de cálculos com as operações da soma com números decimais e inteiros. OBJETIVO Desenvolver através de trabalho de pesquisa o conhecimento da lei maior do país pelos alunos objetivando despertá-los de forma consciente dos direitos e deveres do cidadão, reconhecendo através da matemática a situação que se encontra os alunos do ensino médio quanto a consciência crítica e participativa na escola e sociedade. METODOLOGIA 1 - Explicação expositiva sobre o preâmbulo da constituição federativa do Brasil, e pesquisa de quantos alunos conheciam ou já ouviram falar sobre o assunto com os 35 alunos da turma 202, turno da tarde, alunos na faixa etária de 16 a 26 anos; 2 – Formação das equipes para a distribuição das tarefas planejadas entre a professora e os alunos, partido da leitura da constituição e pesquisa na INTERNET; constituição Federal do Brasil atualizada. 3 – As tarefas foram distribuídas em equipes, onde cada equipe tiveram como temas: LIBERDADE – inciso II, VI,XVI CF/88 SEGURANÇA- XXXIX CF/88 BEM- ESTAR – XXIII, artigo 196 CF/88 DESENVOLVIMENTO – Art. 205 CF/88 IGUALDADE – I, XLII CF/88 JUSTIÇA - XXV CF/88 O estudo da constituição teve como objetivo informar os alunos sobre os tópicos acima abordados. Desta forma inserindo-os na sociedade de forma que cada um repensasse suas práticas. 4 – As atividades foram realizadas na sala de informática, onde grande parte dos alunos não tinha conhecimento da tecnologia, fator estimulador para os alunos desde a pesquisa até a construção e o aprendizado da noção do programa Excell para a criação, leitura e interpretação dos gráficos. 5 - O levantamento dessas informações e sua exposição em tabelas e gráficos são feitos em forma geral, de forma científica, utilizando um ramo da matemática estatística e porcentagem, os dados coletados foram obtidos através da seguinte afirmação: O brasileiro que conhece a constituição se torna um cidadão... Quadro de uma das equipes Questionamento Nº Consciente de seus direitos e deveres. 10 Sente-se mais cidadão brasileiro. 5 Procura seguir corretamente a lei para tornar um mundo mais justo. 4 Não me importo em conhecer a constituição. 11 6 – A coleta de dados foi realizada pelas equipes, onde cada equipe obteve informações de no mínimo 30 pessoas da escola, preferencialmente com alunos do ensino médio; Conforme gráfico feito: CONCLUSÃO Este trabalho foi realizado com ânimo pelos alunos, pois, empenharam-se em cada etapa do projeto. A realização das atividades na sala de informática foi o referencial da motivação para a pesquisa, a leitura e a criação de seus objetos de estudo. Uma questão observada, é que apesar de ter um computador por aluno, fizeram questão de realizar as atividades em grupo. Portanto, no ensino do conteúdo matemático abordado não houve dificuldades na aprendizagem pelos alunos, eles tiveram autonomia de ir em busca das etapas para compor suas pesquisas como: a técnica de amostragem, coleta de dados; análise descritiva e a escolha própria para explicação do modelo da análise dos dados. Durante todo o trabalho os alunos aprenderam a importância de realizar a pesquisa, bem como a da necessidade do conhecimento da constituição, o qual foi analisado que a maior parte dos alunos não tinham conhecimento da lei do seu próprio país. Assim, aprenderam a utilizar os aplicativos da informática e, consequentemente, da matemática, apresentada de modo facilitador . E ainda, percebemos a comunicação e a integração com outros colegas, tornando o aluno mais participativo e zeloso no ambiente da escola, sem contar com o desempenho em sala de aula, tornado-se crítico nas experiências relatadas e um bom desempenho nas avaliações. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ


FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA









2- OS MODELOS GEOMÉTRICOS EM CARTOLINA, ACETATO OU FOLHA DE PLÁSTICO RÍGIDO





TEMA: MANIPULANDO FORMAS GEOMÉTRICAS









Andréa Salgado

Claudiane Pinto

Helvis Santos

Lídia Soter

Mônica Sanches









Maio/2010

Tema: Manipulando formas geométricas



I – OBJETIVOS

1.1- Geral

Manipular e explorar os sólidos geométricos possibilitando ao aluno perceber as características e propriedades de cada forma espacial.

1.2– Específicos

Nomear os principais sólidos geométricos;

Identificar os elementos que compõem estes sólidos (vértices, arestas e faces);

Fazer a distinção entre as formas tridimensionais e as bidimensionais (planificadas);

Distinguir os sólidos de arestas (prismas e pirâmides) e os redondos ou de revolução (cone, cilindro e esfera).



II – JUSTIFICATIVA

A criança desde cedo está em contato com as formas geométricas, através de caixas, bolas, pastas, construções, percorre caminhos, localiza pessoas, coisas, lugares, etc, como ela manipula esses objetos e encontra dificuldades de reconhecer a relação que eles tem com as formas geométricas e que vamos propor a manipulação de construção de modelos geométricas para aquisição do processo aprendizagem desse conteúdo matemático.

Heyting(1956) diz ”devido à nossa preocupação com a abstração, parece mais claro para nós hoje do que para os primeiros intuicionistas, que o uso de manipulativos leva o aluno a ser mais ativo e mais criativo, o que, por sua vez, estimula a construção de objetos matemáticos pelo aluno.

Portanto, a escola deve considerar o conhecimento geométrico prévio dos alunos e levá-los a perceber a relação do conteúdo em estudo com elementos que fazem parte do seu dia-a–dia.

III – METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido numa perspectiva construtivista da seguinte maneira:

• Montagem de estrutura de pirâmide com canudos.

Construção da estrutura de uma pirâmide de base triangular, utilizando 3 pedaços de canudinhos de 6cm de comprimento, 3 pedaços de canudinhos de 8cm de comprimento, 1 m de linha ou barbante.

• Montagem do sólido a partir de suas planificações

• Atividade de aprendizagem através de perguntas e resoluções de problemas.



IV – CRONOGRAMA

1º DIA 2º DIA 3º DIA

Construção da pirâmide e montagem dos sólidos. Identificar as características e os elementos que compõem os sólidos Associar a planificação ao tipo de sólido



V – BIBLIOGRAFIA

NETO, Ernesto Rosa. Didática da matemática, Ed. Ática.

RIBEIRO, Jacson. Projeto Radix – livro didático 6º ano. Ed. Scipione.

DANTE, Luis Roberto, Tudo é matemática, livro didático, 6º ano, Ed. Ática.

http://www.facil.webs.com/canudos/canudos.htm





Geometria com canudos fonte http://www.facil.webs.com/canudos/canudos.htm

Para começar a construção da estrutura deve-se iniciar pela base (alicerce), que é um triângulo. Se o tetraedro é regular então o triângulo deverá ser equilátero. A construção da base começa passando-se o barbante por três canudos.



Depois de passar o barbante pelos canudos passa-se novamente pelo primeiro canudo da fileira. Desse jeito não será preciso dar um nó, ainda.

Concluída esta etapa temos a estrutura como mostrada na figura ao lado. Assim já podemos levantar o tetraedro, que também é uma pirâmide de base triangular.





Pegamos a ponta do barbante que acabamos de passar pelo canudo da base e passamos por dois outros canudos.













Em seguida passamos o barbante por mais um canudo da base. A ponta sairá na outra extremidade e poderemos passá-la pelo último canudo.













Assim como fizemos para fechar o triângulo da base, faremos para fechar o tetraedro. Ou seja, passaremos mais uma vez o barbante por dentro do canudo mostrado na figura ao lado. Para que a estrutura fique bem firme é interessante passar o barbante duas vezes pelo mesmo canudo.











Com isso as extremidades adjacentes dos canudos ficarão conectadas.Em vez de usar barbante para unir os canudos pode-se usar bolinhas de isopor ou massa de modelar.

















Apresentados alguns poliedros que podem ser construídos com canudos:

Pirâmide de base quadrada

Pirâmide de base pentagonal

Octaedro



5 faces;

5 vértices;

8 arestas;

e 8 canudos para construí-la. 6 faces;

6 vértices;

10 arestas;

e 10 canudos para construí-la. 8 faces;

6 vértices;

12 arestas;

e 12 canudos.

Decaedro

Dodecaedro

Icosaedro



10 faces;

7 vértices;

15 arestas;

e 15 canudos para montá-lo. 12 faces;

20 vértices;

30 arestas;

e 50 canudos (30 das arestas e 20 dos vértices). Muita paciência também é necessária. 20 faces;

12 vértices;

30 arestas;

e 30 canudos.



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UNIDADE 3 : Práticas pedagógicas e mídias digitais
Facilitadora: Maria do carmo
Aluna: Mônica Sanches Viana
Atividade 1
-Tema; Cálculo de Preços
Modalidade de ensino: fundamental e médio
série,: 5ª a 8ª
disciplina : Matemática , ciências, Português, estudos sociais
conteúdos envolvidos : Operações Matemática, Nutrientes e funcionamento do corpo humano, linguagem escrita e falada
Descrição
Este projeto encontra-se na área de Matemática deste site.
O projeto tem como objetivo lidar com a Matemática em situações concretas do dia a dia.


-objetivos de aprendizagem
Promover o ensino da Matemática através de situações-problema, mostrando como esta disciplina se insere nas questões do nosso cotidiano.


  • As etapas das atividades

Navegar pelo site base e pelos sites de apoio, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema.

Fazer levantamentos, por grupos, dos ítens de alimentação que constariam de uma compra de supermercado de cada grupo.
Pesquisar no site base os preços praticados nos diferentes estabelecimentos, as quantidades oferecidas e a localização de cada estabelecimento.
Elaborar tabelas que permitam visualizar as informações coletadas.
Calcular o custo da “compra” de cada grupo, verificando os melhores preços oferecidos.
Simular as situações de compra e venda, utilizando o dinheiro de mentira.
Fazer um levantamento, junto às famílias, dos produtos da cesta básica e de seu custo aproximado.
Recalcular o custo das cestas básicas levando em conta os melhores preços e condições oferecidos.
Pesquisar sobre as necessidades nutricionais de cada grupo e montar uma cesta básica que atenda a estas necessidades, calculando seu custo.
Comparar os custos das três cestas elaboradas - a das crianças, as das famílias e as montadas após pesquisa - discutindo as diferenças e verificando os ítens que encarecem a compra.
Entrar em contato com as escolas parceiras para troca de informações e conclusões sobre os custos pesquisados.
Organizar palestras para outras turmas da escola sobre pesquisa de preços, necessidades nutricionais, alimentos supérfluos x necessários.







Dicas do Professor

Além de trabalhar com as quatro operações no cálculo dos custos e quantidades, estimule seus alunos a fazerem estimativas e aproximações através do cálculo mental. Você poderá trabalhar ainda com medidas de quantidade e capacidade, múltiplos e submúltiplos e frações.
Para o trabalho na área de Estudos Sociais, estimule a discussão e reflexão sobre produção e escoamento de mercadorias, atividades ligadas à produção e ao comércio, diferenças regionais quanto a produtos e preços, direitos do consumidor.
Nas aulas de Comunicação e Expressão pode-se combinar uma dramatização das situações de compra e venda, elaborar cartilhas do consumidor, que estimulem as crianças a refletir sobre compras boas e más e preparar palestras para outras turmas.
Na área de Ciências é importante ressaltar a necessidade da alimentação saudável, estudando os nutrientes e funcionamento do corpo humano, além da questão dos alimentos perecíveis, embalagens adequadas, condições de armazenamento etc.


Atividades extras
Visitas ao comércio do bairro.
Entrevistas com donos de estabelecimentos comerciais para saber do custo das mercadorias e gastos que incidem sobre o preço final.
Entrevistas com médicos ou nutricionistas sobre alimentação e necessidades nutricionais.



local onde foi desenvolvido o projeto. Laboratório de Informática da escola
local onde foi desenvolvido o projeto. Laboratório de Informática da escola local onde foi desenvolvido o projeto. Laboratório de Informática da escola
Autor do Projeto
Ana Claudia Martinez Pinheiro


-Breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as ideias suscitadas para colocar em ação posteriormente.
O Projeto Apresentado é bastante estimulador para o processo de construção do ensino aprendizagem matemática, esta por ser uma disciplina abstrata muitas vezes pelos alunos, onde a maioria encontra dificuldades em relacionar com o seu dia dia. O projeto envolve pesquisas presenciais nas compras em lojas e supermercados, como também realizadas em sites.
É desafiador a elaboração e prática de modelar recursos para o ensino da matemática, visto que o envolvimento concreto da prática do aluno, e a utilização dos recursos tecnológicos em envolvendo e mudando o perfil da disciplina, não vendo apenas através de cálculos e sim utilizando o raciocínio para a construção das respostas dos problemas matemáticos.