Belém, 19 de abril de 2010

TEXTOS

NTE Belém

Curso Ensinando e Aprendendo com as TICs

Cursista: Mônica Nazaré Sanches Figueiredo Viana kiss

Atividade 1.2

Quem sou como professor?

Viso primeiramente como professor ser uma pessoa simpática, atenciosa, tolerante e a acredito na capacidade dos alunos, pois a diversidade de comportamentos e personalidades que deparo em sala de aula são o que define minha atuação na forma de ensinar e conseguir os meus objetivos propostos na aquisição e construção do conhecimento.

Analiso duas situações características complexas de um professor a operacionalização das aulas e ao avaliar seus alunos. Operacionalizar uma aula é está em consonância do saber da disciplina com as outras áreas de conhecimento, assim como aplicá-los nos acontecimentos da escola, comunidade e até os previstos futuros acontecimentos. Sinto a necessidade de estar buscando informações atualizadas, recursos tecnológicos que estão disponíveis e visíveis do convívio do alunado, pois estes já nasceram em uma sociedade em que estar em constante mudança tecnológica, climáticas e ambientais, o qual não posso estar longe dessa realidade, procuro buscar novos meios para desenvolver conteúdos matemáticos que são complexos e cobrados em vários processos de avaliações que o Sistema Nacional de Educação propõem para avaliar os alunos em geral.

Cito uma experiência em sala que aconteceu com uma turma de 2º ano do ensino médio com o assunto análise combinatória, exemplifiquei com questões de provas de vestibulares, para situá-los como são cobrados, e a questão citava o Teatro da Paz e antes perguntei a turma com 30 alunos quem conhecia o teatro, nem um aluno se manifestou, diante de uma situação dessas busquei estratégias adequadas para informá-los da situação através de: livros, informática, textos e contatos com outros professores das diversas áreas, esgotando o que a escola pode oferecer de recursos matérias para suprir as deficiências culturais, sociais e o difícil acesso as tecnologias. Procuro ouvir os alunos, ensinar conteúdos que tenham sentido através de abordagens concretas, incluindo o aluno dentro de seu contexto.

“As “minhas constantes mudanças na minha forma de ensinar é buscando o que eu sei habilidades” saber fazer”, com que consigo associar as habilidades dos alunos e transformar através de ensinamento significativo, possibilitando novas ideias e conhecimentos, a fim de que cada um elabore seus próprios conceitos e consiga chegar às suas próprias competências.

________________________________________________________________________________________________

Quem sou Como Aprendiz:

Cursista: Mônica Nazaré Sanches Figueiredo viana

Atividade 1.3

Compreendo que aprender o que se gosta é prazeroso e buscamos sempre aprofunda-se naquilo que nos interessa, o difícil e complexo são as atividades que não nos identificamos. Procuro está sempre disposta em aprender o novo e me adequando as mudanças sociais, culturais e tecnológicas que vão surgindo, pois as tarefas vão exigindo muito mais da produção intelectual e mental do que puramente física. Na posição de aprendiz me sinto como agente de mudança, junto o que sei com que aprendo e transformo na melhor qualidade meus hábitos para me comunicar, trabalhar, agir e resolver conflitos.