Belém, 19 de abril de 2010

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Avaliação do IDEB pelo Secretario de Educação -Pará

O secretário de estado de educação, professor Cláudio Ribeiro, apresentou, na manhã desta quinta-feira (16), em entrevista coletiva à imprensa realizada no auditório do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em Belém, a avaliação das notas do Pará apontadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2011 e as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com objetivo de melhorar a qualidade do ensino no estado. O resultado do Ideb foi divulgado na última terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). O Ideb é um indicador bienal da qualidade do ensino no Brasil, criado em 2005 e aplicado a partir de 2007, que avalia o ensino das escolas municipais, estaduais e particulares da educação básica brasileira. Participam da avaliação estudantes dos anos iniciais (4ª e 5ª série) do ensino fundamental, das séries finais (8º e 9º ano) do ensino fundamental; e do 3º ano do Ensino Médio. O indicador é calculado a partir do desempenho dos alunos na Prova Brasil, que avalia as habilidades em Português e Matemática; e o Fluxo, que mede os índices de aprovação ou reprovação dos estudantes e de abandono. Em 2011, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o estado do Pará obteve nota 4,2, superando a meta estabelecida que era de 3,5. Nos anos finais, o estado, que tinha a nota 3,8 como meta prevista atingiu a nota de 3,7. No Ensino Médio, a meta prevista era de 3,1 e as escolas paraenses obtiveram nota 2,8. Os anos iniciais, desde o início da avalização nacional, vem superando as metas projetadas e percorre uma trajetória ascendente, com um salto de 3,6 em 2009 para 4,2 em 2011, além de superar a meta em 0,7. Nos anos finais, as notas também têm sido crescentes, apesar do estado não ter atingido a meta estabelecida pelo MEC. As notas do Ensino Médio do Pará vem oscilando, desde o ano de 2005, quando o Ideb foi criado. Partiu da nota 2,8 em 2005; obteve nota 2,7 em 2007; 3,1 em 2009; e 2,8 no ano passado. O secretário de estado educação, professor Cláudio Ribeiro, observou o contexto em que a Prova Brasil foi aplicada no Pará. "A Prova Brasil foi feita em novembro de 2011. O Fluxo que é calculado pelo Ideb é relativo ao ano de 2011”, disse o secretário, observando que, a Prova Brasil foi realizada durante a greve de professores, que durou 52 dias, 34 deles letivos. Uma greve longa, como a do segundo semestre do ano passado, normalmente influencia no fluxo dos estudantes, sobretudo na evasão dos jovens que acabam buscando alternativas para a preparação ao vestibular. Ações – Visando a melhoria dos índices da educação paraense a Seduc tem viabilizado um conjunto de ações. No ano passado, a Seduc realizou um trabalho específico para o Ideb, atingindo a 2,4 mil professores de Matemática e Português do Ensino Fundamental, que ministram aulas para 130 mil estudantes, em escolas estaduais e municipais de 60 cidades. Em 2012, a Rede Estadual implementou o Projeto Jovem de Futuro (PJF), que é vinculado ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), por meio de uma parceria entre a Seduc, o MEC, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e o Instituto Unibanco. O PJF inciou este ano com 132 escolas de Ensino Médio. Com autonomia de gestão, a partir de um planejamento específico, cerca de R$ 12 milhões começaram a ser repassados, neste segundo semestre, diretamente para as escolas participantes. Em 2013, outras 260 escolas de ensino médio ingressarão no projeto e, até 2014, todas 564 de ensino médio farão parte do PJF. "O Projeto Jovem de Futuro atua na melhoraria da performance do aprendizado dos estudantes e na redução da evasão escolar, o que tende a ter um grande impacto no resultado do Ideb a partir de 2013”, afirmou o secretário. "Desde o início deste governo, nós estabelecemos que para a Secretaria de Educação é fundamental ter a visão de que a educação do Pará não é apenas a educação das escolas estaduais, mas sim das escolas públicas de forma geral no estado. É sempre bom lembrar que o tempo dos resultados na educação não é de curto prazo. Isso é reconhecido universalmente; na educação os resultados se apresentam em médio e longo prazo”, afirmou professor Cláudio Ribeiro. "Encontramos a educação do Pará em uma situação muito delicada. Tivemos 2011 para planejar a mudança na educação”, ressaltou. No mesmo ano, a Rede Estadual negociou junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um empréstimo no valor de 307 milhões de dólares, já aprovado e que será aplicado especificamente na melhoria da qualidade da educação, a partir da estrutura física das escolas, de investimentos em programas e projetos de ensino, e na correção da distorção entre idade e série, gestão escolar e comunicação. Outra importante ação, de acordo com o secretário de educação, é o Sistema Paraense de Avaliação da Educação que será compartilhado com os municípios. O projeto piloto do sistema funcionará a partir deste ano em escolas do ensino médio. "Queremos avaliar a qualidade anualmente e, assim, podermos desenvolver trabalhos direcionados”, disse, acrescentando que como o Ideb ocorre a cada dois anos, o sistema estadual proporcionará uma ação mais rápida e eficaz. Participaram também da entrevista coletiva o secretário adjunto de ensino, Luiz Acácio Centeno; o diretor de Ensino Médio e Educação Profissional, José Roberto Alves; a diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, professora Ana Cláudia Hage; e o coordenador de Ensino Médio, Cláudio Trindade. Texto: Mari Chiba Fotos: Rai Pontes Links

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