Belém, 19 de abril de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

hipertexto e percepções

Atividade 2.2

Profª Maria do Carmo

Aluna: Mônica Sanches Viana

HIPERTEXTO

Segundo a fonte pesquisada http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto . HIPERTEXTO é o termo que remete a um texto em formato digital , ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks , ou simplesmente links . Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.

Na educação, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.

Vejo o hipertexto como uma perquisa em vários livros e conectamos as informaçãos pesquisadas, traduzindo as informações em um único artigo com várias fontes bibliográficas, porém com atenção e dissernimento na escolha das informações encontradas na INTERNET, pois é aberto a todos para realizar suas publicações e com isso podemos encontrar erros que possam prejudicar no desenvolvimento do ensino aprendizagem.

Percepções ao navegar por hipertexto

Trabalhar com hitertexto percebo a incorporação das informações com maior facilidade, pois os documentos apresentam textos com links ilustrativos: com gravuras, fotografias, desenhos, filmes.., que me deixa curiosa e com manejo de ir a procura dos assuntos ou palavras que no momento da leitura nos desperta a procurar outros assuntos ou significados para compreensão da pesquisa, esta ida e volta que realizamos através dessa ferramenta LINK , resolve em pequenos intervalos de tempo o que me interressa e descarto com expontaneidade o que não quero, é prazoroso e até um meio de entretenimento navegar por hipertexto , por que passamos horas, lendo, observando, procurarndo e escolhendo a melhor forma para nos deixar satisfeito diante do que estamos selecionando para aprendizagem e arrumando de acordo com nossa criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário