Belém, 19 de abril de 2010

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Èvora 2ª semana


Uma semana depois (Paulo Roberto Ferreira)
postado em 17/01/2011 02:56 por O Educador BR
Depois de uma semana de nossa presença, em Évora, já estamos razoavelmente adaptado ao clima e à tranquilidade desta maravilhosa cidade do Além Tejo. Neste domingo, dia 16, a pausa para o almoço foi marcada por muita emoção, por conta da despedida da nossa querida coordenadora do mestrado em Belém, Nazaré Soares, que está a regressar a capital paraense. Além de palavras de agradecimentos e de desejo de bom retorno, cantamos músicas que lembram as coisas e pessoas da nossa terra. Fizemos um barulho bem brasileiro no restaurante do Armando.
Foi a celebração também de nossa primeira semana em Portugal. Os poucos que faltaram ao evento, estavam em Fátima.

Ontem, dia 15/01 muitos foram a Lisboa e aproveitaram para conhecer a Torre de Belém e o Monumento ao Descobridor, que muito tem a ver com a história da nossa pátria, pois foi daquele sítio que os portugueses partiram em direção a novos mares e novos territórios. Ficamos a imaginar as dificuldades da época para tão grandiosas viagens.
Estamos hoje conectados ao mundo, que se assemelha a uma aldeia global. Mas tudo isso teve um começo. Teve gente de visão, como Dom Henrique, como Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral. Gente que rompeu o medo, que teve coragem de sair da sua zona de conforto em busca de algo novo. Eles fizeram história. Nós também. É verdade que nos deslocamos de avião. Gastamos apenas algumas horas, enquanto os grandes navegadores levaram meses para chegar a um Porto Seguro. Pouco importa o tempo e as condições materiais que temos hoje. Importa sim, o nosso desejo de buscar o novo, de nos qualificar e de poder servir melhor a nossa pátria, a nossa gente.

Janeiro foi o mês da partida de Cabral, da praia de Belém em direção ao desconhecido e que depois se tornou o imenso país da América do Sul. Janeiro também foi a nossa partida de Belém, a capital do Pará, no norte do Brasil, em direção a Évora. Não viemos em busca de terra, de mares, de riqueza para o rei. Viemos em busca de conhecimento, mas também de troca de experiências. Que toda essa lembrança simbólica da epopéia portuguesa nos sirva para estimular a que alcancemosos nossos objetivos. Boa semana de trabalho a todos.

Paulo Roberto Ferreira
Évora 16/01/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário